Quem é a Le biscuit?
A Le biscuit nasceu em 1968 na cidade de Feira de Santana, na Bahia e se notabilizou pelo pioneirismo regional na categoria de General Merchandising (Varejo de variedades). O modelo de negócios é diversificado e resiliente, baseado na multicanalidade, plataforma de distribuição moderna e integrada, e um portfólio de produtos diversificados, oferecidos a preços competitivos.
Possui uma ampla e moderna rede de 141 lojas, sendo 136 próprias e 5 franquias, com aproximadamente 140 mil metros quadrados de área de vendas, localizadas em 14 estados, nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, em 74 municípios, oferecendo aos nossos clientes uma experiência superior de consumo. Desde 2020, está presente em todo o país, por meio das plataformas digitais, que formam um ecossistema integrado e eficiente (‘Fígital’), e potencializa o crescimento, enquanto oferece a melhor experiência possível aos clientes.
Em toda sua jornada, a Le biscuit sempre foi uma marca admirada por fornecedores, colaboradores e clientes. Com uma gestão moderna e altamente profissionalizada, continuamos crescendo cada vez mais e conquistando novos de forma muito natural.
141
Lojas no Brasil
14
Estados
74
Cidades
O problema
Em 2020, após o fechamento temporário das lojas físicas por conta da
pandemia, a empresa decidiu por um projeto de extrema urgência. O site apresentava uma performance bastante baixa,
principalmente nos quesitos:
Tempo de carregamento
Menu principal
Navegação
Processo de Design
Empatia
Mergulhando nos usuários
Definição
O que podemos fazer?
Ideação
É hora de ser criativo!
Protótipo
Construção do protótipo
Teste
Teste para medir eficacia do projeto
Timeline do Projeto
Semana 1
Semana 2
Oficinas e brainstormings
Semana 2
Semana 3
Wireframing e prototipação
Semana 4
Testes de usabilidade remotos
Semana 4
Semana 5
Ajustes e produção de entregáveis
Percepção dos usuários
82%
acham demorado o tempo de carregamento das páginas, tendo que por diversas vezes recomeçar a jornada de compra
56%
acham difícil e/ou demorado a pesquisa dos produtos de departamento por categoria.
56%
72%
acharam a navegação difícil e/ou confusa.
Entrevistamos 25 usuários de 4 Estados (BA, SE, PE e SP)
Soluções
O go-live deste projeto aconteceu no dia 14 de abril de 2021, totalizando assim três meses de migração até o lançamento da nova loja
Layout mobile
O layout foi desenvolvido pela ótica do mobile first, já que a loja conta com aproximadamente 80% de usuários novos navegando neste serviço.
Layout desktop
Organizamos a hierarquia de Informação do site Adicionamos um contêiner para melhor visualização e prevenção de quebra dos componentes nos principais breakpoints desse dispositivo.
Vtex CMS
Vtex IO
Menu Dropdown
Para um e-commerce que oferece uma grande variedade de categorias e produtos, uma navegação de menu com muitos níveis e ainda assim intuitiva é muito importante.
VTEX CMS
VTEX IO
Resultados
TesteA/B
Tempo de carregamento | Request | |
Vtex IO | 4.5s | 91 |
CMS | 26.6s | 740 |
• Diminuição das quantidades de requests;
• Diminuir tamanho de imagem;
• Boas práticas de
desenvolvimento e experiência do usuário;
Projeto em Números
4 meses GO LIVE
+ 32 Features nova
+ 22 Customizações
• 67% de aumento na taxa de conversão;
• 60,5% a mais de tempo médio na página;
• 15% de aumento no ticket médio;
• 7% de diminuição da taxa de rejeição.
Diretor de Criação
Além do processo de reestruturação di site, atuei inicialmente na empresa como Web Designer Sênior e posteriormente Diretor de criação
Fui responsável pela coordenação do time e alimentar toda a comunicação do site, redes sociais e peças para display